COTIDIANO
Tentativa de fuga no Curado acaba com um morto e seis feridos
O Sindicato dos Agentes Penitenciários diz que foi uma rebelião e pede que o Ministério Público suspenda visitas no Complexo. Já a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) confirmou que houve um tumulto na unidade prisional e disse que ainda está sendo feito o levantamento da ocorrência.
Peritos criminais foram encaminhados ao local. Também foram enviadas as forças policiais da Tropa de Choque, K9 (cães), Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe) e Grupamento de Apoio Tático Itinerante (Gati). Uma vistoria foi feita nos presos.
Um morto e seis feridos
Os dois agentes penitenciários foram atingidos na perna e no peito e levados para o Hospital Otávio de Freitas, no bairro de Tejipió, também na Zona Oeste. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, informou que nenhum detento fugiu e informou que os agentes penitenciários passam bem e não correm risco de morrer.
Os cinco presos teriam tentado fugir do presídio. Eles teriam rendido funcionários da enfermaria e os agentes penitenciários e feito um escudo humano para tentar sair da unidade prisional (Veja vídeo abaixo). No início da tarde desta segunda (26), familiares protestaram na porta do presídio, reclamando da falta de informações sobre o estado dos presos.
Os detentos, inclusive, chegaram a pegar as chaves dos veículos dos servidores para fugir. No momento em que os detentos faziam o escudo humano, houve troca de tiros. Os presos, no entanto, estavam com coletes e armas, que foram pegos dos agentes de segurança do local.