História do Sindasp

Um sindicato jovem, mas de muita história de luta

O Sindasp-PE é um sindicato relativamente jovem, mas de um incrível histórico de lutas em favor da categoria. Primeiramente denominado de Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco, foi fundado em 11 de junho de 2000, com sua primeira sede no bairro da Várzea, Recife, Pernambuco.

Além de promover diversas atividades associativas, culturais e de qualificação, o Sindasp-PE já tinha em seu primeiro estatuto o claro objetivo de realizar “atividades reivindicatórias, objetivando defender seus associados e representá-los diante de seu órgão no âmbito da Secretaria de Justiça do Estado de Pernambuco”.

Oriundo da antiga Associação dos Agentes Penitenciários, o Sindasp-PE vem realizando um trabalho de democratização da entidade, defesa da categoria e compromisso com conquistas que resultem em melhores salários, condições de trabalho e segurança para os agentes que trabalham nos presídios, penitenciárias e cadeias públicas.

Nas negociações salariais de 2008, 2010 e 2011 o Sindasp-PE conseguiu vitórias efetivas, conseguindo reajustes de 10%, 18,4% e 47,3%, respectivamente, no vencimento base do agente. Ao mesmo tempo em que lutavam por melhores salários, os Agentes Penitenciários também reivindicaram e conseguiram convencer o Governo Estadual da urgência de um Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos. Este, aprovado depois de muita negociação na Assembleia Legislativa através da Lei Complementar 150, de 15 de dezembro de 2009.

Em 2013, o Sindasp-PE muda sua sede da Várzea para o centro do Recife, fazendo assim com que a entidade facilite o acesso dos filiados. Em 2014, a Lei 15.327 institui o Dia Estadual do Agente Penitenciário de Pernambuco no calendário oficial do Estado.

Muitas outras conquistas vieram, como o direito ao porte de arma, implantação da Central de Custódia e, recentemente, a leis de Aposentadoria Especial.

Na última eleição para a diretoria do Sindasp-PE, ocorrida em 28 de fevereiro de 2015, demonstrou a maturidade da categoria, que elegeu a chapa 1 para o triênio 2015/2018. O pleito foi concorrido e teve a participação de 74% dos filiados aptos a votar, assim como contou com a presença de membros do Ministério Público do Trabalho e da Ordem dos Advogados. O Sindasp-PE tem legitimidade e vontade de lutar em favor da categoria.  

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar